domingo, 15 de dezembro de 2013

BranMorrighan - Entrevista a Sofia Teixeira


O blog BranMorrighan, de Sofia Teixeira, apresenta-se, atualmente, como um dos mais prestigiados blogs culturais nacionais, dentro do seu género.
Um espaço diversificado, que alia na perfeição a familiaridade de linguagem de um blog pessoal com o rigor e a atualidade de toda a informação e opiniões divulgadas.
As cerca de 570.000 visitas e o 1º Prémio na Categoria Cultural do Concurso Blog do Ano 2012, comprovam a importância que este projeto adquiriu em apenas 5 anos de existência.
A componente mística e fantástica está presente nos mais pequenos pormenores, tornando a sua leitura um prazer especial para os amantes do género. Mas, desenganem-se aqueles que pensam que o BranMorrighan é só para os amantes de fantasia…

O 100% Fantasy aproveitou a comemoração do 5º aniversário do BranMorrighan, no presente mês de Dezembro, para conversar com a sua fundadora e saber um pouco mais sobre este projeto. 



Entrevista



BranMorrighan é a conjugação de dois deuses celtas representados por um mesmo símbolo – o corvo. Surgem numa altura da minha vida em que o blog não era mais do que uma espécie de depósito de pensamentos e em que eu estava bastante envolvida no estudo da mitologia celta e no descobrimento do druidismo. Morrighan é, essencialmente, a deusa guerreira celta e o corvo o mensageiro dos deuses. Dada a minha personalidade e o conteúdo do blog da altura, pareceu-me adequado e lá ficou até hoje.



A evolução foi inesperada e ao mesmo tempo natural. Lembro-me de que no Verão de 2009 li uma quantidade de livros acima do normal e achei que seria engraçado falar deles no blogue. Alguns eram de autores portugueses e quando decidi pesquisar sobre eles constatei que havia muito pouco na blogosfera sobre escritores mais desconhecidos e dessa curiosidade acabou por explodir toda a dinâmica das entrevistas com autores, parcerias com editoras e intervenções no mundo literário. Desde então o blogue já passou por várias fases, mas nunca esteve tão completo e tão ao meu gosto como agora. Hoje em dia não só promovo a literatura nacional, como também o teatro e a música, fazendo um comentário ou outro de vez em quando sobre adaptações cinematográficas de obras literárias.
Sinceramente tudo aconteceu um pouco fora do meu controlo, mas quando as oportunidades surgem, eu abraço-as e neste momento sinto-me com o mesmo entusiasmo que tinha quando iniciei o blog, já lá vão quase cinco anos.



É verdade, são áreas completamente distintas, mas das quais não consigo passar sem durante muito tempo. Nas áreas da literatura e música torna-se menos difícil estar a par da atualidade graças aos comunicados de imprensa por parte de editoras literárias e dos promotores musicais. Claro que há imenso trabalho da minha parte em termos de descoberta de novos autores e músicos, contactos que são constantemente estabelecidos, mas o facto de receber e-mails constantemente, ajuda. Na área do cinema já não é tão fácil e vou-me restringindo então às adaptações de livros ao grande ecrã. 



O primeiro autor a ser entrevistado nem sequer foi entrevistado, por assim dizer! Lembro-me tão bem como se fosse hoje. Foi com o Fábio Ventura, uma conversa por e-mail em que lhe pedi que me falasse dele, sobre ele, a sua escrita e projetos. O texto estava tão estruturado que decidi separar por tópicos e transformar num modelo de entrevista. Ele aceitou e foi a partir desse momento que decidi ir à procura de mais autores menos conhecidos e entrevistá-los. Claro que desde então já entrevistei desde jovens autores desconhecidos a best sellers, mas nunca me vou esquecer do início tão humilde que acabou por ser a alavanca de todo o posterior sucesso do blogue nessa área.



Foram entrevistas bastante diferentes umas das outras, apesar das perguntas serem bastante parecidas. Isto porque quando se conhece pessoalmente um autor, parece que torna tudo especial. Tenho o privilégio de os conhecer pessoalmente a todos e cada uma foi especial à sua maneira.
A literatura fantástica portuguesa, na minha opinião, já esteve melhor e já esteve pior. Sinto que há uma vontade ascendente de que volte a ser um género dinâmico em Portugal através da criação de imensos projetos e a manutenção de outros. Falo do Fórum Fantástico que de ano para ano atrai cada vez mais gente, de projetos em formato físico como a Trema, a revista Bang!, etc. O público português não é vasto e ainda é um pouco preconceituoso com o que se faz em Portugal dentro do fantástico, mas eu acredito que com as pessoas e iniciativas certas isso mude. Aliás, já está a mudar.



Sim, penso que sim. Acima de tudo gostaria de levar o que é nosso lá para fora, tanto a nível literário como musical. Gostaria que através de uma maior interação entre o nacional e o internacional, a cultura portuguesa fosse levada além fronteiras.



Excelente. Posso considerar-me uma autêntica sortuda. A pessoa que decidiu aceitar o desafio de criar o novo template do blog, o Nuno, abraçou o projeto com um entusiasmo sem igual e juntos fomos tornando um desejo meu em realidade. O BranMorrighan sempre foi diferente de todos os blogues do género, mais escuro, mais sombrio. Penso que com esta mudança ele conseguiu manter toda a personalidade, mas com um tom mais sóbrio, mais luminoso, mais real. Os leitores têm adorado e posso acrescentar que desde então chegaram ainda mais propostas para colaborações, principalmente do mundo da música.



Não tem sido nada difícil, dado que ela tem estado pouco presente, infelizmente. Espero que a seu tempo ela possa colaborar mais. Temos gostos e filosofias parecidas e ao mesmo tempo distintas. Na minha ótica tem tudo para correr bem.



O contributo vem essencialmente nas facilidades que me proporcionam em termos de acesso a obras. Com o boom dos blogues literários essa facilidade decresceu imenso, mas ainda assim quando peço algum livro para opinião no blogue, a resposta é maioritariamente positiva. Têm sido um apoio fundamental principalmente porque sem estas parcerias provavelmente não conseguiria ler em tanta quantidade.



O blogue proporcionou-me tantas alegrias que é-me difícil nomear uma. Perdoem-se ser abrangente, mas penso que as maiores alegrias que me tem proporcionado são as concretizações de amizades, de interações com autores, músicos, artistas. A gratidão que espelham pelo meu contributo para a sua divulgação. Penso que acima de tudo o blogue vale a pena por isto mesmo, pelas pessoas.



Essa é fácil – plágio. Penso que é o pior que alguém pode obter por todo o seu esforço e dedicação. Ser-se plagiado sem qualquer tipo de referência.



Ai que a resposta está-me na ponta dos dedos, mas ainda assim não posso falar sobre isso! Pode ser que se concretize pode ser que não, mas é melhor não levantar já expectativas.



Ser mais e melhor. Chegar mais longe. Levar do virtual para o real. Posso adiantar em primeira mão que para além de querer manter a qualidade de conteúdos virtuais vou, pela primeira vez, realizar um evento, já em Janeiro, em que tentarei levar toda a filosofia do BranMorrighan para o mundo real. Com autores, pessoas experientes no mundo da edição, músicos, iniciativas de escrita, etc. Este é o meu maior e mais ambicioso projeto neste momento. A partir daqui só o tempo dirá.


A Sofia conseguiu deixar-nos mesmo curiosos! Aguardamos com muito entusiasmo pelas novidades. 

O 100% Fantasy agradece a colaboração da Sofia e deseja-lhe muitas felicidades e muito sucesso para o BranMorrighan.

_____________________________________________
Fontes:
Blog BranMorrighan - http://www.branmorrighan.com/

1 comentário:

  1. Ela é mesmo maravilhosa... É uma honra poder sempre falar com ela, conhecer aquela menina que tanto consegue fazer e tanto se dá aos outros...

    E, ainda por cima, nos surpreende a cada nova proposta que vai tendo :)

    ResponderEliminar