quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Letras com Asas - Entrevista ao Editor





Recentemente, o 100% Fantasy publicou a entrevista à escritora Carla Ribeiro, onde esta nos falou do seu novo livro Immortalis- Histórias de Sombra e de Redenção, editado pela Letras com Asas.

Certamente, muitos de vocês nunca ouviram falar desta editora. Não é de admirar, já que Immortalis, Renascer das Chamas e Estranhos Visitantes – O poder interior, foram os primeiros 3 livros publicados sob a sua chancela.

O 100% Fantasy entrevistou Fausto de Matos, editor da Letras com Asas, e vem agora contar tudo sobre esta nova voz da literatura nacional. 


Entrevista








 Fui eu o principal impulsionador do projeto (Fausto de Matos). Como autor - tanto a nível da escrita como da banda-desenhada - e como leitor, senti a necessidade de criar algo de novo e refrescante que abanasse o nosso mercado editorial.






Criei a "Letras com Asas" como intuito de publicar novos autores e autores em quem as editoras maiores deixaram de apostar, mas cuja qualidade da escrita merecia ser partilhada com os leitores.







A "Letras" é uma editora jovem, que aposta em histórias curtas e de qualidade, fáceis de transportar para qualquer lado. Queremos ser uma montra para o talento nacional que não tem voz nas grandes editoras.









A editora assenta a sua linha editorial em cinco vertentes de ficção: Romance, Literatura Fantástica, FC, Policial e Literatura Juvenil. São estas as minhas áreas favoritas. Futuramente poderemos abranger a banda-desenhada, outra paixão antiga. Acho que é importante trabalhar com matérias que gosto do que invadir géneros que muito respeito mas com os quais não me identifico (como a poesia) para não desvirtuá-los.








O preço dos livros é por vezes uma grande barreira no processo de compra, principalmente num país em crise económica. O tamanho reduzido dos livros, o limite de páginas e as vendas somente online - sem passarem pelos canais de distribuição - fazem parte da estratégia para manter os preços baixos e permitir aos leitores arriscarem a compra de autores que não conhecem. Uma boa história pode ser contada em menos de 100 páginas, e um autor que o consiga fazer vai certamente conquistar um público. Nós contribuímos baixando o preço que podia impedir a primeira compra.







Eu quero contar boas histórias, dar a conhecer grandes autores e possibilitar o surgimento de novos talentos que contribuam para o desenvolvimento do panorama literário português. Quem se enquadrar neste pensamento será sempre bem-vindo!






A página do Facebook tem tido uma grande participação e as vozes de apoio são muitas. Pouco a pouco estamos a dar a conhecer a editora, também com a preciosa ajuda dos bloggers. Repara que este é um projeto nascido do chão, sem apoios, e que quer crescer com os autores, mas esse crescimento também depende dos leitores. Por muito que apreciemos o apoio e os "gostos", os autores gostavam que esse apoio se traduzisse em encomendas, pois não há maior prazer para um autor do que ver a sua obra a ser "devorada" por um leitor. Se ainda estiverem hesitantes conheçam os nossos livros através dos excertos disponíveis no blogue da página oficial da editora em www.letras-com-asas.pt. Nós e os autores contamos com vocês!







Nesta fase,  pelos motivos já referidos, mantemos as vendas apenas online. A vantagem é que podem adquirir os livros a preços reduzidos!





A "Letras", apesar de ser uma empresa jovem, é uma empresa ambiciosa. Temos muitas ideias de nos expandirmos para outras áreas do mundo artístico e da multimédia, já sem falar da área da banda-desenhada. Mas somos também uma empresa responsável, que sabe que cada passo deve ser dado com cuidado. Para já queremos consolidar o projeto e cativar um público. Depois, consoante uma análise ponderada, poderemos conquistar novos objetivos.











Não há dúvida que o surgimento do Harry Potter impulsionou as vendas de um mercado que era claramente nicho em Portugal. O surgimento da trilogia do "Senhor dos Anéis" em filme também contribuiu para o fenómeno. Se por um lado estes dois eventos foram positivos para leitores do género (como eu) que passaram a ter várias obras de qualidade traduzidas para português, por outro levaram a que as editoras quisessem lucrar rapidamente sobre o fenómeno. A quantidade de livros de Literatura Fantástica que inundaram as prateleiras, de autores que iam dos 15 aos 100 anos, levaram a que boas e más histórias, bons e maus escritores, fossem embrulhados em capas bonitas e vendidos como os próximos Tolkien's, Rowling's, Potter's, etc. A voracidade foi tanta que levou os leitores a desconfiarem das obras, depois de lerem um "futuro Tolkien" e perceberem que ele ainda precisava de amadurecer a escrita. O mesmo aconteceu na "fase dos vampiros". O descrédito acabou por afastar os leitores e remeter a literatura fantástica ao nicho de onde escapara, e de onde só sai quando uma obra internacional é transformada em filme ou série, independentemente da sua qualidade. Vê o George Martin e os seus dragões, que publica a saga desde os anos oitenta mas só se transformou num fenómeno de culto quando as obras foram transformadas em série.
Com a "Letras" os autores têm de dar provas da sua qualidade em cada obra. Cabe aos leitores, depois de adquirirem o seu trabalho, validarem ou não o seu talento.


O 100% Fantasy agradece toda a disponibilidade prestada pela Editora Letras com Asas, na pessoa do Fausto de Matos. Votos de muito sucesso.
Quanto a nós, voltaremos em breve. Boas Leituras!

_____________________________________________
Fontes: 

1 comentário:

  1. Olá,

    Gostei de ler a entrevista, sem duvida que se deve apoiar os escritores nacionais, espero que tenha sucesso esta editora ;)

    Conto em breve ter o prazer de ver o livro da Susana Almeida no meu blog, nada como divulgar :D

    Cumprimentos

    ResponderEliminar