quinta-feira, 26 de novembro de 2015

SONHO DE LIBERUM – SUSANA C. JÚDICE - Entrevista com a escritora


Susana C. Júdice, nasceu em Portugal, mas foi nos Estados Unidos que viviu a sua infância e adolescência.
O seu primeiro livro, Sonho de Liberum, acaba de ser publicado pela Chiado Editora, e tem lançamento oficial marcado para dia 29 de Novembro.
Mais informações sobre este evento


O 100% Fantasy conversou com a autora e quis saber tudo sobre este novo lançamento. 


ENTREVISTA


Como surgiu esta paixão pelos livros?
A paixão pelos livros surgiu numa idade muito tenra. A minha mãe lia-me histórias todas as noites e o incentivo na minha educação escolar, era elevado. Gradualmente, aprendi que através da leitura, conseguia viver através de um mundo imaginário. Poder sentir variadíssimas emoções e ainda, refugiar-me do meu dia-a-dia, simbolizava para mim, uma combinação mágica e perfeita.

Em que altura da sua vida sentiu necessidade de começar a escrever algo seu?
A escrita surgiu-me de uma forma bastante natural sensivelmente aos 11 anos. Adorava brincar com as palavras, fazendo-as rimar em pequenos poemas inocentes e infantis. Acompanhou o meu crescimento em pedaços de papel, ou até, em cantos de guardanapos. As palavras fluíam de uma forma espontânea, escrever para mim, sempre foi fácil. Extremos emocionais da minha adolescência criaram uma coleção de poesia, que guardo com grande estima até aos dias de hoje. Para mim, escrever é algo libertador. Sinto-me sempre mais leve e melhor comigo mesma quando me dedico a esta arte.

Viveu muito tempo nos Estados Unidos. De que forma o crescimento nesta cultura pode ter influenciado o seu gosto literário?
Influenciou bastante, sem dúvida alguma. Desde o primeiro ano escolar, tinha de fazer resumos mensais dos mais diversos livros. Para a execução de projectos científicos escolares, recordo-me, de ler livros pouco comuns para a minha idade. A busca de conhecimento estava constantemente presente. Dificilmente me esqueço do primeiro livro que comprei, estava a estudá-lo no terceiro ano, chamava-se "The book of virtues", de William J. Bennett. Foi um livro que marcou muito a minha educação no sentido de alargar bastante os meus valores morais, algo que se reflecte na minha escrita actual.

Ler sinopse


Sonho de Liberum - porquê este título?
Sonho de Liberum contém um significado duplo. Por um lado, representa o Reino de Liberum e o desejo profundo, o sonho por liberdade, que todos os que nele habitam tanto anseiam. Em simultâneo, tem um significado pessoal. Liberum significa liberdade em latim. O título reflecte o meu sonho de liberdade. A liberdade que eu senti ao escrever este livro e a liberdade que eu pretendo proporcionar a todos aqueles que o lêem, meros segundos que sejam. Afinal de contas, a nossa natureza humana instiga-nos a ter sonhos individuais, que se traduzem, em algum conceito de liberdade pessoal. 






Gweniver, a protagonista desta história, prepara-se para ser a líder do Reino de Essentia.

Quem é Gweniver e que profecia é esta que toma conta da vida dela?

Gweniver é a personagem principal. Representa uma doce inocência, dado o desconhecimento inicial de quem ela é e do que ela própria é capaz. Inocência essa, que é colocada à prova, devido a acontecimentos difíceis e cruéis. Entre sorrisos e lágrimas, Gweniver, vê-se obrigada a amadurecer rapidamente e a assumir um papel importantíssimo, pois ela é a única capaz de derrubar a ditadura de Galium. Ela terá de aprender a reconhecer e a dominar a magia que carrega, a fim de iniciar uma aventura arrebatadora em busca de cinco flechas mágicas, que a ajudarão no seu destino final. As suas capacidades serão testadas ao limite e quando o seu coração se sente completo, Gweniver enfrentará escolhas muito complicadas, que podem significar a sua própria morte.

O que tem de especial o Reino de Essentia?

O Reino de Essentia começa por ser um local puro, um santuário escondido do resto do mundo. O povo que viu nascer este reino, jurou para nunca mais se falar em magia, criando assim, um novo começo. A magia adormeceu deixando lugar a um povo feliz e pacífico. Foi neste conceito de normalidade, que Gweniver cresceu. Os cinco elementos mágicos, Água, Fogo, Terra, Ar e Espírito, passaram a ser um mero conto de fadas em redor de uma fogueira.


Qual a maior dificuldade que sentiu no processo de escrita desta história?
Inicialmente, a maior dificuldade foi ter tempo para me dedicar à escrita. Na altura, a dança ocupava grande parte do meu tempo impossibilitando-me de escrever ao ritmo que gostaria. Após ter reajustado os meus objectivos pessoais, consegui contornar esse obstáculo e dar vida a uma nova história. Quanto à escrita em si, não posso afirmar que tenha sentido dificuldades, surgiu-me como sempre, de forma natural. Por vezes, até eu própria tenho dificuldade em compreender o quão natural me surgem cenários e personagens dos quais nunca vi. A minha imaginação faz nascer um filme mental que eu transporto para papel, através da escrita.

Agora com a obra pronta, mudava alguma coisa na história? Algum pormenor, algum personagem…?
Respondo sem hesitar, que não mudava absolutamente nada. Apaixonei-me por cada personagem e por cada cenário. Ao longo do processo, li o livro várias vezes e o entusiasmo era magnânimo, como se o estivesse a ler sempre pela primeira vez. Sinto-me 100% satisfeita e orgulhosa de mim.

Onde podemos adquirir Sonho de Liberum?
Numa primeira fase, poderão encontrar Sonho de Liberum nas lojas
FNAC e Bertrand e online no site da Chiado Editora, e em Wook.pt, tanto na versão de livro físico, bem como, na versão de ebook. Os leitores no Brasil, poderão deslocar-se aos balcões das livrarias Cultura e Saraiva para encomendar. 
Poderão ainda encomendar exemplares autografados através da minha rede social www.facebook.com/susanacjudice .


Planos para o Futuro?
Pretendo conciliar a moda, a dança e a escrita com uma mente positiva, lutando diariamente por ser uma mulher de sucesso, realizada com a concretização dos meus sonhos. O segundo livro já está a ser escrito e tenho tido várias propostas contudo, vivo intensamente um dia de cada vez, conquistando assim, um sonho de cada vez.



O 100% Fantasy agradece a disponibilidade da Susana e deseja-lhe muito sucesso. Aguardamos o lançamento de “Sonho de Liberum” e de futuras outras obras.
Para mais informações, podem ainda visitar a página da Susana no Facebook.

Até breve e… BOAS LEITURAS!

Sem comentários:

Enviar um comentário